segunda-feira, 6 de junho de 2011

Como virá o novo modelo de sustentabilidade ambiental?

O modelo atual de desenvolvimento produz a exclusão social e miséria, por um lado, e consumismo, opulência e desperdício, por outro. Tudo devido o aumento crescente de produção e, consequêntemente, do consumo.
Ao aumentar o consumo, aumenta-se a pressão sobre os recursos naturais, necessita-se mais água, mais matérias-primas, mais eletricidade, mais combustíveis, masi solos fertéis etc. Com isso, cresce a degradação ambiental em todas as suas formas. Perde-se a qualidade de vida.
No final , nem progresso, nem emprego, nem ambiente saudável. Mesmo sendo o estado na  questão ambiental o  principal  mediador no processo de regulamentação do uso e acesso aos recursos naturais e de proteção ao meio ambiente, é necessário uma  produtividade ecotecnológica e racionalidade ambiental que permite construir um processo produtivo integrado. A tecnologia será  o meio instrumental que poderá reverter os efeitos da degradação entrópica nos processos de produção, provocando todos atores sociais (governo, empresas e cidadãos). Um novo modelo inovador deve suprir essa lacuna com um modelo de gestão que integre interesses diversos, resolvendo as contradições postas quando se procura alcançar desenvolvimento econômico e conservação ambiental.

news press: BEM VINDO A NEWS PRESS

news press: BEM VINDO A NEWS PRESS: "Bem vindo a nova ferramenta de notícias: NEWS PRESS! O objetivo é divulgar novas notícias acerca de assuntos de interesses comunitários, m..."